Foi lançado, no final da manhã dessa quarta-feira (15), no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do RS, o movimento Rio Grande contra a Fome. Numa iniciativa do presidente da Casa, o deputado Valdeci Oliveira (PT), a ação será uma parceria entre poderes de Estado, instituições e entidades, que se unem pelo mesmo objetivo: combater a fome e a insegurança alimentar no Rio Grande do Sul.
O propósito do movimento, segundo Valdeci Oliveira, “não é inventar a roda, mas fortalecer e fazer a roda da solidariedade girar”. “Não estamos criando uma política pública contra a fome, mas um movimento coletivo de sensibilização da sociedade para o maior problema vivenciado em nosso país hoje, pois onde há fome, a educação, a saúde e a dignidade não entram ou demoram mais para entrar”, apontou.
O deputado ressaltou que os poderes e instituições de Estado (Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Defensoria Pública) são os primeiros parceiros da iniciativa, mas que já a partir da próxima semana ocorrerão novas adesões. Valdeci afirmou também que irá provocar uma discussão sobre as formas legais de reforçar o trabalho das cozinhas solidárias e das pequenas entidades que, por questões burocráticas, não podem firmar parcerias de modo direto com o poder público, como é o caso do Movimento Ação da Cidadania, que congrega diversas organizações.
A íntegra das informações está disponível no site Brasil de Fato.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!