O Sindiágua/RS e várias entidades sociais estão convocando a sociedade para o ato “RS pela Água”, marcado para 28 de junho, em Porto Alegre. A caminhada inicia às 11 horas em frente ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), na Rua 24 de Outubro, 200, e segue em passeada, passando em frente a sede da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) até a Praça da Matriz.
A organização estima milhares de pessoas vindas dos mais de 300 municípios atendidos pela Corsan e por outras empresas públicas que também vêm sendo alvo de tentativas de privatização. No Rio Grande do Sul o Governo do Estado anunciou para julho a venda das ações da Corsan na bolsa de valores. “A gravidade exige este grito pela água pública. O acesso à água de qualidade é um direito humano. Por isso, o Sindiágua e várias entidades sociais fazem este chamamento crucial para assegurar um serviço público com controle social”, enfatiza o presidente do Sindiágua/RS, Arilson Wünsch. O dirigente destaca a ofensiva no país e no mundo por parte de grandes empresas transnacionais em tomar o controle do saneamento. “Cada vez mais vemos os governos, pouco comprometidos com a cidadania, vendendo as companhias públicas para empresas privadas para comercializar um bem vital que não pode ser tratado como mercadoria”, ressalta.
Estão somadas a este movimento entidades como o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Levante Popular da Juventude, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) entre vários outros de diferentes segmentos.
As informações são da Assessoria de Imprensa da Corsan.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!