A Associação Gaúcha de Radiodifusão Comunitária (Abraço RS) participou no dia de ontem (28), em Porto Alegre, do ato em defesa da água e saneamento públicos. A mobilização, que reuniu mais de 5 mil pessoas na capital, foi liderada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do RS (Sindiágua RS) e contou com a participação de dezenas de sindicatos e outros movimentos sociais.
Para o diretor da Abraço RS e um dos membros do Fórum em Defesa da Água Pública de Santa Cruz do Sul, João Carlos Heissler, definiu a atividade como “histórica”. “Não podíamos nos furtar dessa participação. Nossas rádios têm compromisso com a saúde, com a vida e a água, bem como o saneamento, não podem jamais ser alvo de empresários que só visam lucro”, explicou. Heissler ainda lembrou a experiência que teve no combate à privatização da água em Santa Cruz do Sul. “No nosso município, a rádio comunitária foi determinante naquele momento para desmentir a narrativa dos vendilhões dos serviços públicos. Conseguimos, por muito tempo, evitar que essa tragédia acontecesse por lá”.
O presidente do Sindiágua, Arilson Wünsh, ainda durante a caminhada, que partiu da sede do Departamento Municipal de Água e Esgostos (Demae), passou pelo Tribunal de Contas e encerrou em frente ao Palácio Piratini, alertou os prejuízos de uma possível privatização da Corsan. “Os contratos já preveem aumento imediato, assim que a empresa for vendida. A experiência disso nós já vivenciamos em relação à energia elétrica. A diferença é que sem água, não há vida”, apontou.
Os trabalhadores da Corsan também aproveitaram a ocasião para discutir os rumos da campanha salarial. Diante da recusa da direção da empresa em abrir as negociações, a categoria deflagrou estado de greve.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!