A Secretaria da Segurança Pública (SSP) publicou, nessa quinta-feira (14), os indicadores criminais referentes ao mês de junho no Rio Grande do Sul e também o balanço do primeiro semestre de 2022. Em relação ao mesmo período do ano anterior, os dados de crimes contra a vida apontam redução nos homicídios e latrocínios, porém alta nos feminicídios. Os indicadores de violência contra a mulher monitorados pela secretaria também sofreram alta. Os balanço mostra, ainda, queda em crimes contra o patrimônio, como roubos de veículos, a transporte coletivo e ataques a banco.
De acordo com o relatório, em junho, o número de feminicídios subiu 25% em relação ao mesmo mês do ano passado, de oito para 10 vítimas. Entre as 10 mulheres assassinadas, apenas uma contava com medida protetiva de urgência (MPU). No primeiro semestre, o Rio Grande do Sul registrou 55 feminicídios, seis a mais que neste período em 2021, com alta de 12,2%.
Entre os outros quatro indicadores de violência contra a mulher, lesões corporais aumentou em 5,7% em junho e em 2,1% no primeiro semestre, em relação ao ano passado. Ameaças, estupros e tentativas de feminicídio demonstraram queda em ambos os períodos.
Todos os outros indicadores permaneceram estáveis ou apresentaram números mais baixos do que em 2021. As tabelas completas estão disponíveis na página de estatísticas do site da SSP.
Os canais para encaminhamentos de denúncias anônimas em caso de suspeita ou informação sobre abuso contra mulheres são:
- 190 (situações que demandem socorro imediato)
- www.ssp.rs.gov.br/denuncia-digital (Denúncia Digital 181 SSP)
- 181 (Disque Denúncia SSP)
- (51) 9.8444.0606 (WhatsApp da Polícia Civil)
As informações são do site Sul21.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!