No dia 7 de setembro de 2022, o Grito dos Excluídos e das Excluídas vai novamente às ruas do Brasil para perguntar: “Independência para quem?”. Em Porto Alegre, uma marcha está prevista para iniciar às 9h, com concentração na frente da Igreja São José do Murialdo, localizada na rua Vidal de Negreiros, 550, no bairro Partenon.
Desde 1995, movimentos populares, grupos da sociedade civil e ordens religiosas se unem no dia 7 de setembro contra as mais variadas formas de exclusão. Em 2022, ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil, a ação coletiva tem como objetivo denunciar injustiças na construção da soberania nacional e negligências do governo Bolsonaro.
Mesmo após quase 200 anos do grito “independência ou morte”, entoado por Dom Pedro I às margens do rio Ipiranga, ainda perdura o questionamento: qual independência há, de fato, no Brasil? E para quem? Essa é a reflexão proposta pelo Grito dos Excluídos e das Excluídas anualmente em diversas cidades do país, em paralelo ao desfile cívico-militar do 7 de setembro, data que nos últimos anos tem sido marcada por atos a favor e contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).
A íntegra das informações está disponível no site Brasil de Fato.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!