Ivan Proença, diretor da Associação Brasileira de Imprensa, será um dos palestrantes do encontro que lançará oficialmente nesta segunda-feira (26), às 21h, ao vivo, pelas COMBrasil (via satélite, pelos canais 28 da SKY e da OiTV, 3 da ClaroTV, 239 da VivoTV e 20 da Nossa TV) e TV Comunitária de Brasília (canal 12 na NET), para mais de 50 milhões de pessoas, o manifesto O petróleo voltará a ser nosso e o Brasil voltará a crescer. Devido ao seu histórico de coerência e luta, a ele foi designada a tarefa de ler o documento.
Proença participou em abril de 1964 da defesa do Centro Acadêmico Cândido de Oliveira (Caco), da Faculdade Nacional de Direito (FND), de grande presença política no apoio a Jango, Brizola, ao trabalhismo e nacionalismo. Os lacerdistas armados, como os bolsoraristas de hoje, foram assassinar os membros do Caco, alunos da FND. Militar, estava de serviço no Ministério da Guerra, que, como a FND, ficava no entorno do Campo de Santana. Ivan Proença levou soldados e impediu o massacre dos lacerdistas. Foi cassado, afastado do Exército e anistiado em 1979. Tem mais de 90 anos.
Segunda-feira estarão ao lado de Proença o vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás, Felipe Coutinho, o jornalista Beto Almeida; o professor de Direito Econômico da USP, Gilberto Bercovici; Ivan Proença, diretor da ABI; e o geólogo Guilherme Estrella, ex-diretor de Exploração e Produção da Petrobrás. O evento será apresentado pelo jornalista Paulo Miranda.
As informações são da TVCom DF.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!