O primeiro turno das eleições será neste domingo, dia 2 de outubro. As sessões eleitorais abrem às 8 e encerram às 17 horas. Para votar, eleitoras e eleitores devem apresentar um documento oficial com foto ou o e-Título (título de eleitor digital; se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto). Não é obrigatório apresentar o título de eleitor.
O e-Título estará disponível para instalação em seu telefone celular até sábado (1º). O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play. Mas fique atento porque o celular ou qualquer outro equipamento que comprometa o sigilo do voto deve ser deixado com os mesários até a conclusão da votação. Na recusa da entrega, o voto não será autorizado e a mesa receptora pode acionar força policial. Se a eleitora ou o eleitor for flagrado usando o equipamento na cabine de votação, cometerá crime eleitoral com pena prevista de até dois anos de detenção. Portanto, lembre-se de levar consigo uma colinha com o número dos seus candidatos, pois não poderá realizar a consulta no celular na hora da votação.
O TSE sugere a consulta com antecedência do seu local de votação. O Rio Grande do Sul tem 27.201 urnas instaladas em 8.025 locais. Desde a eleição passada, 682 seções eleitorais foram alteradas para as eleições gerais deste ano. Além dessas mudanças definitivas, houve ainda 53 trocas temporárias. As 188 seções desses locais foram remanejadas pelos cartórios para outros endereços próximos, visando minimizar o prejuízo às eleitoras e eleitores.
O eleitor poderá consultar, individualmente, seu local de votação, através do aplicativo e-Título e nos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS).
As informações são do site Brasil de Fato.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!