A nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras das Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgoto do RS (Sindiágua/RS) tomou posse nessa segunda-feira (2) durante reunião em Porto Alegre. O atual presidente Arilson Wünsch foi reconduzido ao cargo para uma gestão de quatro anos. A chapa vencedora alcançou 77% dos votos nas eleições de novembro. “Vamos derrubar o leilão da Corsan, manter a água pública e defender os direitos da categoria”, resumiu o dirigente diante dos integrantes da nova diretoria que teve renovação de 17 membros de um total de 36. Quatro liminares mantêm a estatal pública, mesmo com o leilão realizado em 20 de dezembro.
O presidente da CUT/RS, Amarildo Cenci, destacou os desafios no setor do saneamento frente ao assédio sobre a água pública em todo o mundo. “O direito à água é um direito humano e não pode estar nas mãos de especuladores como se fosse uma mercadoria”, ressaltou o sindicalista.
O Sindiágua/RS é filiado à central desde a sua criação em 1985. “Se tem uma categoria que tem dado exemplo pelas ruas para defender o que acredita é a base do Sindiágua”, lembrou. Durante 2022, milhares de pessoas participaram de atos na Capital para alertar sobre a importância de manter o sistema de saneamento público. “É um sindicato e uma base aguerrida e sintonizada com a luta que não é apenas da sua entidade, mas de todo o povo. Estamos somados nestas pautas fundamentais para o futuro do Rio Grande do Sul”, completou Cenci, destacando o novo momento do país com a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A íntegra das informações está disponível no site Brasil de Fato.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!