O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Rio Grande do Sul (MST) e o Grupo Gestor do Arroz Orgânico promovem, nesta sexta-feira (17), no Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão, a 20ª edição da Festa da Colheita do Arroz Agroecológico. Toda a direção nacional do Movimento estará reunida no evento, em conjunto com personalidades, entidades e apoiadores da Reforma Agrária Popular e Agricultura Familiar Camponesa. A expectativa é de que cerca de 5 mil pessoas participem da atividade.
A culinarista e especialista em alimentação saudável, Bela Gil, já confirmou presença. Assim como ministros, parlamentares, movimentos sociais e universidades, que celebrarão em conjunto com as famílias Sem Terra assentadas e acampadas, que há mais de uma década, lideram o posto de maiores produtores de arroz orgânico no Brasil e América Latina – segundo o Instituto Riograndense de Arroz (Irga). Pelo menos cinco ministros já confirmaram presença, entre eles, Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento Social; Márcio Macêdo, Ministro da Secretaria-Geral da Presidência; Paulo Teixeira, ministro do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e Sônia Guajajara, Ministra dos Povos Indígenas.
Entre as personalidades políticas presentes, também estarão no evento, Edegar Pretto, presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Juliano de Sá, presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) do RS; parlamentares das bancadas do Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Socialismo e Liberdade (PSol), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Democrático Trabalhista (PDT).
Representantes de universidades, cozinhas comunitárias, e movimentos sociais como Levante Popular da Juventude, Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) também confirmaram presença; assim como delegações de especialistas na produção agroecológica e de bioinsumos do Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Cuba. “Estamos muito felizes em poder convidar todos e todas para comemorar a 20ª edição da colheita do arroz com a família do MST, pois é onde reunimos os agricultores, apoiadores da Reforma Agrária Popular e da bandeira da agroecologia”, diz Marildo Mulinari, da direção estadual do MST-RS.
A íntegra das informações está disponível no site Sul21.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!