A 20ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico acontece nesta sexta-feira (17), no assentamento Filhos de Sepé, em Viamão (RS), região metropolitana da Capital gaúcha. Segundo a organização, o assentamento conduzido pelas famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) deve receber cerca de 5 mil pessoas, vindas de diversas regiões do estado e do Brasil.
Atualmente, as cooperativas do movimento são as maiores produtoras de arroz orgânico da América Latina e estimam que essa colheita deve render cerca de 16 mil toneladas do grão. Além de reunir os apoiadores e assentados para debater os desafios para continuar e ampliar a produção, a Festa da Colheita acaba se transformando em um grande momento de celebração das conquistas e de encontro.
Desde os dias anteriores, as famílias do assentamento já se preparavam. Rian, de 28 anos, por exemplo, é de uma dessas famílias do Filhos de Sepé. Em contato com a nossa reportagem, afirmou que as primeiras horas da manhã já trouxeram resultados positivos para a comercialização dos produtos que sua família trouxe. Segundo ele, o evento é importante não só para os próprios assentados, mas também para outras cooperativas da região, que levam seus produtos que serão vistos por pessoas de todo o estado. “É uma grande vitrine”, disse.
A íntegra das informações está disponível no site Brasil de Fato.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!