Foi instalada, no âmbito da Assembleia Legislativa do RS, a Frente Parlamentar pelo Combate à Disseminação de Notícias Falsas e Comunicação Propositada de Desinformação. A solenidade aconteceu no Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha, na tarde dessa sexta-feira (5), tendo sua instalação sido proposta pela deputada Laura Sito (PT).
Segundo a proponente, a criação da Frente se deu no contexto de discussão no Congresso Nacional do Projeto de Lei2630, também conhecido como a Lei das Fake News, fortalecendo no estado uma pauta central para a democracia, que é o combate à desinformação e às mentiras espalhadas propositalmente, conhecidas pela expressão em inglês “Fake News“.
A deputada destacou que as grandes corporações multinacionais de comunicação e tecnologia, também conhecidas como as “Big Techs“, disputam a formação da opinião, a partir de interesses privados e, muitas vezes, estrangeiros. “Porém, quando isso é apontado, os donos destas corporações reclamam de censura, sendo que utilizam deliberadamente de seu poder para promover opiniões que favorecem a continuidade de seu domínio político e econômico”, indicou.
Afirmou também que as notícias falsas são disseminadas com objetivos específicos, com um potencial de distorcer a percepção da realidade. “Segundo o laboratório de estudos da internet e mídias sociais da UFRJ, entre janeiro e abril de 2023 foram identificados 263 anúncios promovendo golpes financeiros, além destes, conteúdos como violência, discursos de ódios, entre outros, monetizados e impulsionados nas principais plataformas de conexão do país, sem mecanismos eficazes de transparência e sem fiscalização adequada”, relatou.
A íntegra das informações está disponível no site Brasil de Fato.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!