O Rio Grande do Sul recebe, neste sábado (8), a plenária estadual para a elaboração participativa do Plano Plurianual (PPA). O encontro promovido pelo governo federal com vistas a incorporar as prioridades indicadas da sociedade civil no PPA 2024-2027 terá a presença da ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.
A atividade ocorre no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS, das 10h às 13h. Esta será a 23ª plenária presencial do PPA Participativo, que até 14 de julho passará por todas as unidades da federação.
A determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é de que este seja o mais participativo dos PPAs. Com este objetivo, foram definidas três formas de participação: os Fóruns Interconselhos, que reúnem conselhos nacionais em diversos setores; as plenárias estaduais, que serão realizadas em todas as capitais; e a plataforma digital, que permitirá a participação direta dos cidadãos.
Ao lançar o PPA com a primeira plenária, em evento realizado em 11 de maio em Salvador (BA), Lula disse que “quer ouvir o povo” e dar “prioridade nas coisas sociais”. Segundo ele, a iniciativa é inspirada do Orçamento Participativo aplicado pelas gestões petistas em Porto Alegre, que “virou modelo mundial”
O público-alvo preferencial das plenárias são representantes da sociedade civil organizada, e as inscrições podem ser feitas antecipadamente, na página do PPA Participativo, ou presencialmente antes do início de cada plenária.
As informações são do site Brasil de Fato.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!