A Metsul Meterologia divulgou nesse domingo (10) um alerta para um novo episódio de chuva extrema que deve atingir o Rio Grande do Sul esta semana. Segundo a previsão da empresa, três ou quatro dias devem concentrar entre a média e o dobro da média histórica para o mês de setembro. Este será o terceiro episódio de chuvas excessivas no mês. A previsão é de que o novo episódio atinja as regiões Centro, Oeste e Sul do Estado já nesta segunda-feira (11).
A MetSul Meteorologia prevê volumes de chuva de 100 mm a 200 mm entre segunda e quinta nas regiões Sul e Oeste do Estado, com áreas registrando precipitações acima de 200 mm e podem chegar a até 300 mm. Estes volumes seriam suficientes para provocar alagamentos em áreas urbanas e rurais, bem como inundações de corpos d’água. As médias históricas para o mês de setembro no RS, segundo a empresa, variam entre 97 mm, em Santa Vitória do Palmar, e 160,4 mm, em Encruzilhada do Sul.
Uma massa de ar quente chegará ao Estado na segunda-feira provocando temperaturas acima de 30º. No final do dia, uma frente fria chegará as regiões Oeste e Sul, provocando chuvas fortes. Paralelamente, um ciclone que se intensifica no leste da Argentina afetará a condição climática, mesmo sem se aproximar do Estado.
Na terça-feira (12), a previsão é de temporais no Oeste e na Metade Sul do Estado, com instabilidade na região central e dia ensolarado no Norte. Contudo, na quarta (13), uma área de baixa pressão deve avançar a partir da Argentina e do Paraguai para o RS, voltando a trazer chuvas torrenciais em diversas regiões.
Entre quinta (14) e sexta-feira (15), o centro de baixa pressão se dirige ao Atlântico e se transforma em ciclone extratropical, impulsionando uma frente fria que causará temporais isolados pela região Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.
As informações são do site Sul21.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!