A organização do 6º Festival Santa Cruz de Cinema anunciou os 18 filmes selecionados para a Mostra nacional 2023. O festival será realizado entre os dias 24 e 27 de outubro. Esta edição teve recorde de inscritos: 695 obras de 25 estados e do Distrito Federal. O RS tem sete filmes inscritos na mostra nacional.
O Festival é uma realização do Sesc-Unidade Fecomércio, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Pé de Coelho Filmes.
O evento foi viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com captação de recursos da JTI, Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul e Corsan RS e apoio institucional da Locadora Filmes do Bem.
A programação inclui debates com os cineastas, oficinas na área do audiovisual e cerimônia de premiação. Serão homenageados com o prêmio Tuio Becker a atriz Hermila Guedes e o ator Thiago Lacerda.
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
Os filmes selecionados serão exibidos no Auditório Central da Unisc durante as três primeiras noites do festival. A cerimônia de premiação ocorre na última noite do festival, 27 de outubro.
O professor da Unisc, Rudinei Kopp, organizador do evento e idealizador do troféu Tipuanas, inspirado nas folhas das árvores que formam o túnel verde numa rua central do município, afirma que a comissão organizadora se surpreendeu com a quantidade de filmes inscritos nesta edição. Para ele, isso demonstra o crescimento do evento e a confiança dos cineastas. “Foi um longo processo de seleção, com muitas obras de qualidade, para que fosse possível eleger os 18 filmes selecionados para participar”, destaca.
A íntegra das informações está disponível no site Brasil de Fato.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!