Em protesto contra a concessão de parques e praças públicas, integrantes de entidades ambientalistas entregaram, nessa terça-feira (7), o troféu “Motosserra de Ouro” ao prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB). A entrega aconteceu em meio à conferência de revisão do Plano Diretor da Capital, que acontece até a quinta-feira (9), na Pontifícia Universidade Católica (PUCRS).
Em outubro, o mesmo grupo realizou a entrega do “Machado de Prata” a Germano Bremm, titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre (SMAMUS), em protesto contra o corte de árvores na cidade. O troféu de “arboricida do ano” foi recebido pelo chefe de gabinete do secretário, Joaquim Cardinal.
Os atos foram mobilizados pelo Movimento Salve os Parques e pela Rede Preserva PoA, que reúnem cerca de 70 organizações da cidade. Segundo levantamento dos movimentos, até outubro de 2022, foram executadas 28.606 podas e 1.695 cortes de árvores (supressão total) na Capital gaúcha. Em 2021, foram 32.316 e 981, respectivamente, o que demonstra que o número de corte de árvores quase dobrou de um ano para o outro. O levantamento consta em um documento elaborado pelo Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (InGá), que também foi entregue ao chefe do gabinete da SMAMUS.
Para as entidades, uma das causas do problema é o enfraquecimento da política ambiental e o repasse de serviços para empresas terceirizadas. “Vivencia-se um processo de enfraquecimento da política ambiental municipal, testemunhando-se o esvaziamento paulatino da então Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAM), que assumiu de forma questionável (sem discussão com a sociedade) o tema da urbanização e uma suposta sustentabilidade, a não ser de negócios inconfessáveis, agora com nome de SMAMUS, baseada no favorecimento de licenças para a expansão de projetos imobiliários de grandes empresas da construção civil, além da divisão de serviços de manejo da arborização com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSURB), agregando ambas significativa terceirização de serviços”, diz o documento.
A íntegra das informações está disponível no site Sul21.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!