A Marcha Independente Zumbi e Dandara irá às ruas do centro de Porto Alegre nesta segunda-feira (20) para denunciar a discriminação racial e a marginalização da população negra. A atividade terá concentração às 17h na Esquina Democrática e percorrerá as avenidas Senador Salgado Filho e Borges de Medeiros em direção ao Largo Zumbi dos Palmares, com o encerramento na Ponte de Pedras na Praça dos Açorianos. “A Marcha Zumbi e Dandara, em todos os dias 20 de novembro, é um marco para a construção da unidade em prol da comunidade negra. Tanto do movimento negro, com todas as suas nuances que tem, mas em conjunto com o movimento sindical e os movimentos populares”, afirma Marco Aurélio Velleda, do Coletivo Pela Igualdade Racial do Sindicato dos Servidores da Justiça do RS (Sindjus/RS-CIRS), um dos movimentos que coordena as atividades do Novembro Antirracista.
Para ele é fundamental essa construção coletiva para a sociedade avançar e acabar com essa estrutura do racismo que tem nessa sociedade. “Porque o novembro, ele sempre desperta a questão do antirracismo, mas ele não pode ser só em novembro, ele tem que despertar esse debate para o ano inteiro. Ela tem que ser uma luta perene, para sempre, até a gente conseguir acabar com o racismo estrutural e o racismo que vive nessa sociedade”, complementa.
A organização vem se reunindo semanalmente em comunidades da periferia de Porto Alegre e decidiu coletivamente que as palavras de ordem este ano serão: “Pelo poder ao povo preto, por nossa identidade afro-gaúcha e pelo direito à cidade!”. O objetivo é dialogar com a sociedade sobre a defesa da Educação pública, gratuita e de qualidade para o povo brasileiro e negro, do ensino de História da África e cultura afro-brasileira, e da História do Brasil na perspectiva antirracista nas escolas e universidades, além da revogação do Novo Ensino Médio.
A íntegra das informações está disponível no site Brasil de Fato.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!