A Defesa Civil de Porto Alegre informou que na manhã desta terça-feira (21) que o nível do Guaíba atingiu a marca de 3,45 m na medição realizada no Cais Mauá, superando em quase meio metro a cota de inundação na região, que é de 3 m. Durante a noite de segunda-feira (20), uma das 14 comportas do sistema de proteção contra cheias da cidade rompeu na altura da rua João Moreira Maciel, bairro Navegantes, provocando alagamento na região e nos trilhos do Trensurb, segundo confirmou o Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE).
Diretor-geral do DMAE, Maurício Loss, afirmou que a comporta de número 13, localizada na área dos trilhos do antigo trem de carga que chegava à cidade e que estava fechada há anos de forma permanente, cedeu e não foi possível adotar medidas de contenção a tempo. “Com relação às 14 comportas, nós tivemos problema na comporta de número 13, que era uma comporta muito antiga, que a gente não tinha nem acesso ontem a ela, por ser de difícil acesso. É uma comporta que estava fechada há muitos anos, desde a época que o antigo DEP cuidava de toda a drenagem da cidade. Com a força d’água, como a gente não conseguiu colocar areia para contenção, assim como a gente fez nas outras comportas, essa comporta acabou deslocando um pouquinho a folha e aí, então, ocasionando o avanço da água para dentro da região do trem e do entorno”, afirmou.
Segundo Loss, o DMAE está construindo um dique de contenção no local e a previsão é de que, até o final da tarde desta terça, o avanço da água seja contido.
As informações são do site Sul21.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!