O Ministério da Cultura (MinC) realiza, no dia 15 de janeiro, a Conferência Temática Cultura e Educação, em formato virtual. A programação contará com facilitadores, que farão a apresentação comentada dos tópicos apontados durante as relatorias do Seminário Nacional e dos Encontros Regionais Cultura e Educação – realizados entre junho e outubro de 2023, nas cinco regiões do país. O evento é aberto ao público.
As etapas que antecederam a conferência online foram promovidas pela Secretaria de Formação, Livro e Leitura (Sefli), assim como o Seminário Nacional. Nelas, ficou estabelecida, junto aos grupos de trabalho, a apresentação das escutas em forma de relatoria.
“A Conferência de Cultura e Educação traz a relação, seja no campo da formação artística e cultural, do ensino formal, da educação básica, das universidades e também na promoção do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas. Essas conferências temáticas são importantes para a gente colher as propostas da sociedade civil nessa relação e também a gente espera que isso possa qualificar a própria conferência nacional de cultura no seu processo de qualificação e construção das políticas públicas”, afirma o secretário da Sefli, Fabiano Piúba.
Durante a conferência temática, os participantes poderão eleger, através de um formulário eletrônico disponibilizado na sala virtual, seis temas de um total de 31 temáticas construídas a partir das escutas registradas nos relatórios dos Encontros Regionais e do Seminário Nacional e Encontros Regionais Cultura e Educação. Os temas mais votados serão encaminhados à 4ª Conferência Nacional de Cultural (CNC), que será realizada em março de 2024.
A organização da Conferência Temática Cultura e Educação faz parte de um conjunto de outras ações realizadas pelo MinC rumo à 4ª CNC, entre os temas: ações afirmativas, diversidade territorial, culturas digitais, juventudes, enfrentamento ao racismo, sexismo e LGBTQIA+Fobias, direito cultural, protagonismo e acessibilidade para pessoas com deficiência e combate ao capacitismo, cultura para a infância, cultura alimentar entre outros temas referentes à transversalidade nas Políticas Culturais.
A expectativa da comissão organizadora é situar cultura e educação na agenda da próxima 4ª Conferência Nacional de Cultura, assim como assegurar a presença desta pauta na construção das políticas culturais para os próximos anos.
As informações são do site do Ministério da Cultura.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!