O Ministério da Saúde anunciou, nessa quinta-feira (25), a inclusão do Rio Grande do Sul entre os estados que receberão nova remessa de doses da vacina contra a dengue. O estado vai receber 126 mil doses, distribuídas entre os municípios de Porto Alegre, Alvorada, Cachoeirinha, Glorinha, Gravataí e Viamão. O anúncio acontece na semana em que o RS atinge a marca de 100 mortes provocadas pela doença.
Os municípios escolhidos não estão entre os que registram mais casos e óbitos neste ano. São Leopoldo lidera em número de mortes, com 15 ao todo, e é o segundo com mais casos confirmados, um total de 8.294. Novo Hamburgo vem na sequência com 11 óbitos e é o terceiro com mais casos, um total de 8.271. Depois, com nove óbitos, está Santa Rosa, que lidera em número de casos, totalizando 10.298 pessoas com a doença neste ano.
A Nota Técnica do Ministério da Saúde explica que as distribuição das doses nos municípios foi determinada com base em três critérios principais: o ranqueamento das regiões de saúde e municípios, o quantitativo necessário de doses conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante) e o cálculo do total de doses a serem entregues em uma única
remessa ao município.
Segundo o anunciado pelo Ministério, serão contemplados 625 municípios em Alagoas, Ceará, Piauí, Rio Grande do Sul, Sergipe e Mato Grosso. Não foram divulgados prazos para o envio.
A íntegra das informações está disponível no site Brasil de Fato.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!