O nível do Guaíba segue uma lenta tendência de baixa em Porto Alegre e atingiu 4,27 metros no início da tarde dessa segunda-feira (20). A situação já permite que moradores de alguns bairros atingidos iniciem a limpeza de suas casas. Mas o Guaíba segue quase 1,3 metros acima da cota de inundação e as condições climáticas podem trazer um novo repique da cheia. Na madrugada dessa segunda, houve uma pequena elevação causada pela ação dos ventos, segundo explica a MetSul Metereologia. Na manhã houve nova redução. A tendência geral é baixa até quinta-feira (23), com períodos de oscilação, a depender do vento.
O cenário do final da semana é o mais preocupante. A MetSul afirma que a previsão de chuva e principalmente vento sul deve levar a um segundo repique da enchente no Guaíba. “No final da quinta, na sexta e no próximo fim de semana o ingresso da massa de ar polar vai gerar vento Sul forte a intenso no Norte da Lagoa dos Patos, o que gerará represamento do Guaíba. As rajadas no Norte da lagoa podem ficar entre 70 km/h e 90 km/h”.
Segundo o instituto, com o vento com a intensidade que se prevê, no passado, o Guaíba chegou a subir de 30 cm a meio metro ou mais. Mas o repique deve ser de menor intensidade, pois vai se iniciar com nível do Guaíba mais baixo do que no anterior.
A íntegra das informações está disponível no site Brasil de Fato.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!