O nível do Guaíba voltou a subir na manhã desta segunda-feira (3), atingindo 3,86 metros, conforme medição feita às 7h15min na régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) e Agência Nacional de Águas (ANA), instalada junto à Usina do Gasômetro. Com a nova alta, as águas do Guaíba voltaram a transbordar em Porto Alegre, tomando o Cais do Porto e outras regiões da cidade. No sábado (1º), o nível Guaíba havia ficado abaixo da cota de inundação pela primeira vez em um mês, tendo atingido a marca de 3,58 metros, dois centímetros a menos que o patamar de transbordamento (3,6 metros).
Segundo a MetSul Meterologia, o nível do Guaíba subiu 40 centímetros entre o começo da madrugada e o amanhecer desta segunda. Por volta da meia-noite, o nível estava ao redor de 2,70 metros no Cais e ao amanhecer já estava com 3,15 metros, fazendo o Guaíba voltar a transbordar.
A subida, assinala a Metsul, teve início por volta da meia-noite, quando começaram a soprar fortes rajadas de vento do quadrante Sul no norte da Lagoa dos Patos e na área de Porto Alegre. “O vento do quadrante Sul de forte intensidade foi consequência da chegada de uma frente fria, que derrubou a temperatura com o ingresso do ar mais frio acompanhado de ventania depois da temperatura muito alta de ontem que atingiu 27ºC na capital e 28ºC na região metropolitana.
O Guaíba também voltou a transbordar zona sul da capital, invadindo ruas dos bairros Guarujá e Ipanema. No Centro Histórico e no bairro Praia de Belas, ruas, igualmente, ficaram alagadas com água voltando a sair dos bueiros. A Estação Rodoviária apresenta o mesmo problema.
As informações são do site Sul21.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!