O Ministério da Cultura (MinC) realiza, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), o Seminário de Políticas para Economia Criativa: G20 + Ibero-América entre os dias 7 e 9 de agosto, na Casa Firjan, no Rio de Janeiro. O evento faz parte da programação paralela à reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Cultura do G20 que também acontece na capital fluminense na mesma semana. O Seminário visa discutir o papel da cultura e da criatividade como vetor econômico de desenvolvimento social, reunindo especialistas no assunto, autoridades, agentes públicos, produtores e fazedores de cultura, e membros da sociedade civil.
A programação inclui debates sobre inteligência artificial e direitos autorais, desenvolvimento sustentável, remuneração de artistas em plataformas, tecnodiversidade, biodiversidade cultural, indústrias criativas e perspectivas de futuro, competências criativas, entre outros. A participação no Seminário Internacional “Políticas para Economia Criativa: G20 + Ibero-América” é gratuita e as inscrições podem ser feitas preenchendo este formulário.
Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o Seminário é uma excelente oportunidade para falar de um assunto cada vez mais preponderante ao desenvolvimento socioeconômico. “A economia criativa é um segmento que movimenta milhões de fazedores e fazedoras de cultura, gera emprego, renda e impacta diretamente a economia brasileira, contribuindo com 3,11% do Produto Interno Bruto (PIB). Por isso, é fundamental que a gente vislumbre os principais desafios e os avanços do setor, assim como o debate sobre as inovações que se fazem necessárias”, analisa.
A abertura do Seminário de Políticas para Economia Criativa: G20 + Ibero-América está marcada para às 14h, no auditório Corcovado, com a presença da ministra Margareth Menezes. Na sequência o painel Criatividade: riqueza das nações, a partir das 14h30.
A íntegra das informações está disponível no site do Ministério da Cultura.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!