Sob o título “O poder de duvidar: seminário de combate à desinformação”, a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) vai debater o avanço da desinformação e seus reflexos na sociedade. Gratuito e aberto à comunidade, o evento é organizado pela sua seccional da Serra Gaúcha e vai acontecer no próximo dia 27, às 19h, no plenário da Câmara de Vereadores da cidade. “É nossa responsabilidade alertar as pessoas sobre os riscos de uma informação falsa, ainda mais neste período eleitoral e com tantas plataformas tecnológicas disponíveis para publicação e envio de conteúdo”, ressalta a jornalista e professora Vania Marta Espeiorin, presidenta da ARI Serra Gaúcha.
Identificando as fake news
No encontro, a vice-presidenta da ARI Serra Gaúcha, Juliana Bevilaqua, e a diretora de Cultura, Valquiria Vita, apresentarão orientações para a população checar se uma informação é verdadeira ou não. “Qualquer cidadão pode checar se uma informação é fake news ou não. É nosso papel, como profissionais de comunicação, mostrar à população como fazer essa checagem”, diz Juliana.
Na visão da presidenta, o seminário vai “contribuir e ajudar a conscientizar os eleitores que é preciso buscar fontes seguras para obter as informações e não se deixar levar por dados duvidosos que chegam por aplicativos, por exemplo, parecendo ser uma verdade, mas que, muitas vezes, infelizmente, acaba sendo uma mentira”.
O presidente da ARI, jornalista José Nunes, falará sobre a campanha “O Direito e o Dever de Duvidar“, enquanto a apresentação da presidenta da secção serrana será “Combate à desinformação: o papel da imprensa”.
A íntegra das informações está disponível no site Brasil de Fato.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!