Está chegando o maior evento de dança da região Norte do Estado. O 4º Festival de Dança de Erechim será realizado entre quarta-feira (28/8) e domingo (1º/09), com uma programação que inclui mostras, competições, oficinas e intervenções artísticas, além de um enfoque especial em atividades voltadas à acessibilidade. O evento foi autorizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), a captar R$ 292.819,70 de empresas apoiadoras via abatimento de ICMS, no âmbito do Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura (LIC).
Com o tema “Unindo movimentos, celebrando uma paixão”, o Festival promove duas mostras principais: uma não competitiva, com mais de R$ 12 mil em premiações, e outra não competitiva, na qual os grupos receberão pareceres dos jurados, como oportunidade de aprimoramento. As competições são organizadas nas categorias solo, duo, conjunto e grupo, abrangendo cinco faixas etárias: infantil, infanto-juvenil, juvenil, adulto e sênior. O júri é composto por renomados profissionais da dança do Rio Grande do Sul, e em paralelo um jurado popular elegerá as três melhores coreografias de cada noite, que serão premiadas com medalhas.
Haverá ainda a Mostra de Dança Inclusiva, além de duas oficinas com o mesmo tema (uma para pessoas com deficiência e outra para professores e profissionais da dança). O evento terá estrutura física acessível e interpretação em Libras.
Também integram a programação diversas oficinas – de jazz, dança do ventre, danças urbanas, danças brasileiras, ballet clássico, princípios físicos e composição coreográfica –, bem como intervenções artísticas em espaços públicos da cidade e uma palestra sobre a dança na economia criativa. A expectativa dos organizadores é reunir mais de 1 mil bailarinos.
Os ingressos para as atrações – que acontecem no Polo de Cultura de Erechim, sempre com entrada gratuita – devem ser retirados na Secretaria de Cultura e Esporte ou na sede da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), que organiza o evento em parceria com a Prefeitura e a Associação Gaúcha de Dança (Asgadan).
As apresentações serão transmitidas pelo canal da ACCIE no Youtube. Mais informações podem ser acessadas na página do Polo de Cultura no Instagram.
As informações são do site da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!