Uma exposição acerca do líder farroupilha Bento Gonçalves e de seu contexto histórico foi inaugurada neste sábado (14/9), pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Intitulada “Bento Gonçalves – seu tempo e lugar”, a mostra de longa duração está em cartaz no Parque Histórico General Bento Gonçalves, instituição da Sedac localizada no município de Cristal, na região Sul do Estado.
Presente no evento de inauguração, a secretária da Cultura Beatriz Araujo destacou que “esta exposição é fruto de um magnífico trabalho de curadoria, apresentando conteúdos delicadamente preparados sobre a vida de Bento Gonçalves e a conjuntura histórica de suas lutas. Vamos trabalhar para explorar todo o potencial dessa mostra, garantindo manutenção constante e o devido acolhimento aos seus visitantes”, ressaltou a titular da pasta.
O diretor do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS), Miguel do Espírito Santo, observou que “se, como diria Vinicius de Moraes, ‘a casa de um homem é um templo’, esta casa é um templo das virtudes cívicas do gaúcho. O local é sagrado não apenas por ter sido um recanto habitado por Bento Gonçalves, mas também porque a origem do Rio Grande heroico foi plantada aqui”. Conforme o diretor, “Bento, ao longo de toda a sua história de vida, buscou promover a afirmação dos direitos individuais e elevar o nosso Estado ao protagonismo nacional no que se refere ao federalismo e ao movimento constitucionalista”.
Na ocasião, houve o descerramento de duas placas: uma delas registrando a inauguração da exposição e a outra a conclusão das obras de recuperação e melhorias do Parque. Desenvolvido entre 2022 e 2023 pela empresa Tangram Arquitetura e Design. O projeto da mostra recebeu investimento de R$ 136 mil e a sua execução, no valor de R$ 962 mil, foi realizada em 2024, em parceria com o IHGRGS. Os recursos são provenientes do programa Avançar na Cultura, do governo do Estado. Essa é a primeira exposição após a obra de requalificação da sede do Parque, concluída no fim de 2023.
A íntegra das informações está disponível no site da Secretaria de Cultura do RS.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!