Após dialogar com representantes das outras quatro regiões do país, as rodadas de debates do novo Plano de Diretrizes e Metas (PDM) do audiovisual brasileiro chegaram ao Centro-Oeste na quarta-feira (18). A abertura do evento foi realizada no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília, e reuniu profissionais do setor para colaborar com a construção das políticas públicas que nortearão a área nos próximos 10 anos.

A secretária do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura, Joelma Gonzaga, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a relevância do novo PDM para o fortalecimento do setor. “Esse plano não só servirá como um farol para o audiovisual brasileiro, mas também como um marco de recriação da nossa identidade cultural. Esse processo de construção foi feito à luz da metodologia do MinC para o Plano Nacional de Cultura e o Sistema Nacional de Cultura, ambos focados na participação social e na democratização das políticas culturais”, afirmou. Ela também enfatizou também o papel determinante do Conselho Superior de Cinema (CSC) no processo de definição das diretrizes do setor.

O cineasta e documentarista Vladimir Carvalho participou da mesa de abertura e destacou a relevância na escuta de diversas vozes do audiovisual brasileiro nesta elaboração. “Levaremos o recado desse encontro para as nossas bases. Esperamos concretizar o que foi estabelecido pela representação do Ministério da Cultura, sob uma liderança que propõe algo novo e extraordinário. Esperamos que possamos imediatamente trazer frutos ativos desse encontro e acredito que podemos construir e reconstruir”, disse.

A íntegra das informações está disponível no site do Ministério da Cultura.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *