De 14 a 16 de novembro de 2024, o Rio de Janeiro foi palco do G20 Social, um evento paralelo ao encontro das grandes economias globais, que colocou em evidência questões cruciais de justiça social, sustentabilidade e inclusão. Entre os participantes, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), representando as rádios comunitárias do país, marcou presença com o compromisso de amplificar vozes marginalizadas e promover o diálogo em torno das necessidades das comunidades brasileiras, sobretudo, no segmento da comunicação.

Segundo o representante da entidade e presidente da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço Brasil), Geremias dos Santos, o FNDC desempenhou um papel essencial ao integrar o evento como protagonista na comunicação popular. “Trazer a perspectiva das comunidades para o centro de um debate global como o G20 Social é um marco para a democratização da comunicação”, afirmou.

Ao final do G20 Social, a participação do FNDC, bem como do movimento de radiodifusão comunitária, consolidou o papel das rádios comunitárias como agentes de mudança, reafirmando a importância de uma mídia que dá protagonismo às vozes da base. O impacto do trabalho da associação transcendeu o evento, ecoando a urgência de um diálogo global que inclua e respeite a diversidade de perspectivas.

Com a atuação no G20 Social, o FNDC e a Abraço Brasil reforçam seu compromisso com a democratização da informação e o fortalecimento da comunicação comunitária como pilar fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e participativa.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *