O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), vinculado à Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, confirmou na última quinta-feira (1º) mais três óbitos por dengue no Estado. Já são 43 mortes pela doença em 2023. O Estado também registra 19.457 casos confirmados de dengue.
Os óbitos são de um homem de 70 anos, morador de Santa Maria, com comorbidade, no dia 25 de maio, e de duas mulheres. Uma delas, de 88 anos, era residente em Ijuí e faleceu também no dia 25 de maio, enquanto outra, moradora do município de Não-Me-Toque, de 87 anos, com comorbidade, veio a óbito na última terça-feira (30).
Dos 19.457 casos confirmados de dengue em 2023, 17.777 são autóctones, quando o contágio ocorreu dentro do Estado, com os demais sendo importados (residentes do RS que foram infectados em viagem a outro local). Em 2022, o RS registrou seus maiores índices da doença em toda a série histórica. Foram mais de 57 mil casos autóctones e outros 11 mil casos importados. Ao todo, foram 66 óbitos em virtude da dengue no ano passado.
A Secretaria da Saúde ressalta a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Desta forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito.
As informações são do site Brasil de Fato.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!