O Sindicato dos Servidores do Ministério Público do RS (SIMPE-RS), realizou, de 24 de abril a 12 de maio, uma eleição paralela para que os servidores pudessem se manifestar em relação a escolha do novo Procurador-Geral de Justiça. O candidato escolhido pelos servidores foi o Promotor de Justiça Márcio Schlee Gomes, que recebeu 674 votos (84,7% do total de votantes). O segundo colocado entre a categoria foi o atual Procurador Geral, promotor Fabiano Dallazen, que teve 68 votos (8,55%). O Procurador de Justiça Luiz Henrique Lima Faria Correa ficou em terceiro, com 30 votos (3,77%). Houve quatro votos brancos e 19 nulos.
O resultado entre os servidores difere do resultado da eleição dos membros, divulgado no sábado (18), que teve como primeiro colocado o atual Procurador-Geral, Fabiano Dallazen, com 410 votos, seguido por Márcio Schlee Gomes, com 342 votos. Por último na lista dos membros ficou Luiz Henrique Lima Faria Correa, com 54 votos.
A votação dos servidores foi realizada em todo o Estado, através de voto eletrônico e também em urnas volantes que passaram em mais de 60 promotorias e locais de trabalho. O Sindicato busca agora uma agenda com o governador Eduardo Leite, para entregar o resultado da eleição, com a escolha da categoria. Segundo o presidente do Sindicato, Jodar Pedroso, a expectativa é que, assim como já ocorreu em outros momentos, o nome do escolhido pela categoria seja levado em consideração pelo governador. Hoje, somente os membros votam para indicar o candidato de sua escolha a partir de uma lista tríplice, posteriormente enviada ao governador, que escolhe o titular do órgão.
As informações são do site Sul21.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!