Lideranças políticas com histórico de atuação em lutas em favor da democracia estiveram presentes, na noite desta segunda-feira (28), em solenidade na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, para participar de atos comemorativos aos 44 anos da promulgação da Lei da Anistia. Os eventos foram promovidos pela Associação dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos do RS (AEPPPRS). A atividade contou com a abertura de uma Mostra Fotográfica sobre as Manifestações em favor da Anistia, que ficará no saguão da Assembleia até sexta-feira (1º), e um ato com depoimentos de diversas lideranças, ocorrido no Plenarinho.
Os dirigentes da Associação, Sérgio Bittencourt (presidente) e Raul Carrion (1º vice) recepcionaram os convidados e disponibilizaram – nos dois momentos – a palavra aos presentes. As deputadas Maria do Rosário, Luciana Genro e Bruna Rodrigues (que representou a Assembleia Legislativa), destacaram as lutas já realizadas e as muitas que precisam ser travadas para que o país esteja realmente no caminho da democracia.
Maria do Rosário ressaltou a necessidade de fortalecimento das lutas para garantir os direitos democráticos. Luciana Genro alertou para os riscos que a democracia corre e Bruna Rodrigues declarou que está aprendendo sobre o que houve e como se chegou à Lei da Anistia. “Tenho só 36 anos, não tive uma única aula na escola sobre a anistia. Mas sei que nós ainda não tivemos a anistia por termos tido nossos antepassados escravizados. Ainda vivemos essa tragédia, na qual a juventude negra é aquela que ocupa vagas inexistentes em presídios, tudo por falta de condições em todas as áreas. Juntos, temos um caminho muito grande para percorrer.”
A íntegra das informações está disponível no site Brasil de Fato.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!