Ubu Tropical é a nova encenação de rua da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz e estreia neste domingo (3), às 17h no Parque da Redenção, próximo ao Monumento ao Expedicionário. Os bufões do grupo de teatro porto-alegrense com mais de 45 anos de estrada vão contar a história do Pai Ubu, símbolo do cinismo, destruição e estupidez. O espetáculo é fruto de pesquisa dos atuadores e atuadoras e de residentes do projeto Arte Pública, Criação e Formação.
Em cena estarão as peripécias do personagem grotesco e cruel que, incitado por Mãe Ubu, assassina o Rei da Polônia e coroa a si mesmo, iniciando uma longa série de atrocidades que incluem traições, roubos, corrupção e assassinatos. Personagem ambicioso, covarde e irracional, o legendário Pai Ubu relembra, em chave humorística, conforme destaca a Tribo de Atuadores, o que o Brasil viveu nos últimos anos.
A personagem Pai Ubu foi criada pelo francês Alfred Jarry, que viveu entre 1873 e 1907. Precursor do teatro contemporâneo, foi fundador de uma nova concepção estética e ideológica de onde beberam as vanguardas do século XX, como dadaístas, surrealistas, o teatro do absurdo, e grande parte do humor grotesco atual. Jarry desenvolveu uma interessante saga com as peças Ubu Rei, Ubu Cornudo, Ubu Acorrentado e Ubu na Colina, entre outras, de comédia bufa e as vezes, escatológica e absurda.
A íntegra das informações está disponível no site Brasil de Fato.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!