“Essa primeira reunião do Grupo de Trabalho de Cultura do G20 marca o retorno definitivo do Ministério da Cultura e do Brasil para a cena da discussão de políticas culturais no mundo”, disse, em entrevista coletiva, nessa quinta-feira (14), o coordenador do Grupo de Trabalho de Cultura do G20 e chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do MinC, Bruno Melo. A atividade durou dois dias e foi aberta na quarta-feira (13) pela ministra da Cultura, Margareth Menezes.
O encontro virtual, promovido no prédio da Regional Brasília do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), uma das sedes do G20 no Brasil, contou ainda com a participação de delegações dos 19 países membros do G20, mais União Africana e União Europeia, oito representantes de países convidados e 12 organizações internacionais. O coordenador do GT de Cultura fez um balanço da atividade. “Foi uma reunião proveitosa, onde podemos ouvir as contribuições de todos os países. Falamos sobre a importância da cultura como bem público global e também como a grande potência na economia, na geração de empregos. E da importância que temos de trabalhar os mecanismos de produção, dos direitos dos trabalhadores, da cultura em ambiente internacional. E ainda sobre promovermos ações culturais voltadas para a paz e o diálogo”.
E completou: “A intenção do Brasil é ter alguns resultados para a gente poder chegar no final dessa presidência com algo concreto para ter entre os países, mas também uma visão de continuidade do trabalho feito nas versões anteriores desta reunião”.
Este é o quarto ano de reuniões de Cultura no G20 – grupo composto pelas 20 maiores economias do mundo. A primeira foi em 2021, sob a presidência da Itália. Depois foi a vez da Indonésia, Índia, e, agora, do Brasil – o país assumiu, pela primeira vez, a presidência do G20 em 1º de dezembro de 2023 e permanece no posto até 30 de novembro deste ano. O lema do mandato brasileiro é “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.
O próximo encontro do GT de Cultura será promovido em Brasília, em formato presencial, nos dias 28 e 29 de maio. Na sequência estão previstas outras reuniões de trabalho durante a presidência brasileira do G20.
A íntegra das informações está disponível no site do Ministério da Cultura.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!