Nessa segunda-feira (28), durante o Seminário Economia Audiovisual e Interseccionalidades, realizado na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria do Audiovisual (SAV), e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT). Celebrado na presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, da secretária da SAV, Joelma Gonzaga, e do presidente da ABDI, Ricardo Capelli, ele visa a produção de uma pesquisa nacional sobre a indústria do audiovisual.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, destacou o interesse em integrar a indústria do audiovisual ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI): “Há um pleito do Ministério da Cultura para que a indústria do audiovisual componha o CNDI. Então, já está convidada e vai fazer parte lá do CNDI, a indústria do audiovisual”, afirmou.
Durante a cerimônia de assinatura, a ministra Margareth Menezes reforçou o papel do acordo para políticas públicas mais informadas: “Esse seminário integra as ações para o novo PDM, buscando fortalecer a cadeia produtiva e promover políticas inclusivas e estratégicas. Nossa missão no MinC é nacionalizar o acesso e o fomento ao audiovisual, enfrentando desigualdades regionais para impulsionar essa indústria criativa”.
O seminário, que ocorre de 28 a 30 de outubro, destaca o impacto econômico do setor, focando na inclusão de grupos historicamente sub-representados e nas oportunidades da economia criativa. Essa é uma etapa importante para a construção do novo Plano de Diretrizes e Metas (PDM) do Audiovisual Brasileiro, que definirá políticas públicas para a próxima década.
O ACT prevê cooperação mútua entre a ABDI e a SAV para aprofundar o conhecimento e promover o desenvolvimento da indústria audiovisual. Com a colaboração da UFF e de instituições como RioFilme, Ancine, UFRJ e FGV, o estudo mapeará o mercado de trabalho e o potencial de inovação e internacionalização do audiovisual brasileiro.
A íntegra das informações está disponível no site do Ministério da Cultura.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!