“Sete décadas de uma feira representa muito mais do que um evento anual. É uma longevidade que reflete todo o legado da promoção da cultura, da educação, do crescimento comunitário, que poucas outras iniciativas podem chegar”. A afirmação é do presidente da Câmara Rio Grandense do Livro, Maximiliano Ledur, responsável pela realização da Feira do Livro de Porto Alegre, que estreia, nesta sexta-feira (1º), sua 70ª edição, no local que há sete décadas abraça o evento, a Praça da Alfândega. Este ano a Feira acontecerá até 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra.

Considerada a maior Feira do Livro a céu aberto da América Latina, foi idealizada pelo jornalista Say Marques, na época diretor-secretário do Diário de Notícias, e inaugurada em 1955 por iniciativa de livreiros e editores gaúchos. Contava, em sua primeira edição, com apenas 14 expositores. Este ano serão 72 bancas, 62 localizadas na área geral e 10 na área infantil e juvenil.

Se em 2020, em sua 66ª edição, a Feira fez história ao nomear o escritor Jeferson Tenório como primeiro patrono negro, em meio a pandemia, a atual edição traz pela primeira vez uma curadoria de literatura e cultura negra, sob a responsabilidade da escritora Lilian Rocha. “A curadoria em Literatura e Cultura Negras é uma novidade bem importante para a Feira do Livro, pois teremos um olhar especial da Lilian, principalmente, para novos autores que estão buscando o seu espaço dentro de um evento como a Feira do Livro de Porto Alegre”, ressalta Ledur.

Além do ineditismo da curadoria, o presidente pontua que a programação como um todo está cheia de novidades, com muitos nomes importantes no cenário literário. Nesta edição, quase 2.000 autores devem passar pela Praça da Alfândega, vão ser mais de 700 sessões de autógrafos individuais ou coletivas. Na área infantil e juvenil, são 45 escritores nacionais e 44 gaúchos. Já na programação para os adultos, serão 270 escritores gaúchos, 29 nacionais e 13 autores internacionais.

A íntegra das informações está disponível no site Brasil de Fato.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *