A Finlândia, que assumiu a presidência da União Europeia no começo de julho, pediu nesta sexta-feira (23/08) ao bloco que estude a possibilidade de banir a importação de carne brasileira por causa dos incêndios na floresta amazônica. “A ministra das Finanças, Mika Lintila, condena a destruição da floresta tropical e sugere que a UE e a Finlândia devem rever urgentemente a possibilidade de banir importações de carne do Brasil”, disse o governo finlandês.
Por sua vez, a presidência do bloco, por meio da porta-voz Mina Andreeva, também se disse “preocupada com a situação”. “A Comissão está profundamente preocupada. A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e contém um décimo das espécies mundiais. É por isso que saudamos as intenções do Presidente [francês] Macron em discutir esta questão na reunião do G7, dada a necessidade de se atuar rapidamente”. Uma eventual aceitação do pedido se configuraria um novo revés na crise internacional causada pelos incêndios na Amazônia, que atinge diretamente o governo de Jair Bolsonaro.
O presidente da França, Emmanuel Macron, foi o primeiro líder europeu a se manifestar e, após ter sugerido que o tema fosse discutido na reunião do G7 em Biarritz, neste final de semana, e chegar a ser chamado de “idiota” pelo filho do presidente Bolsonaro, Eduardo, acusou o mandatário brasileiro de mentir e se opôs ao acordo UE-Mercosul, fechado recentemente entre os blocos.
As informações são do site Sul21.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!