Um grupo de manifestantes se reuniu em frente à Câmara de Vereadores de Porto Alegre no início da tarde desta quinta-feira (5) para protestar contra a decisão da presidente da Casa, a vereadora Mônica Legal (PP), de censurar a exposição de cartuns e charges Independência em Risco. A exposição, promovida pela Grafar (Grafistas Associados do Rio Grande do Sul) e pelo mandato do vereador Marcelo Sgarbossa (PT), foi inaugurada na segunda-feira (2). A ideia era abordar a conjuntura atual, mas o fato de algumas obras trazerem críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) irritou alguns vereadores, como Valter Nagelstein (MDB), que cobrou o encerramento da exposição por considerá-la ofensiva a Bolsonaro.
Mesmo com a exposição tendo sido previamente aprovada pela Casa, Mônica Leal decidiu, ainda na terça-feira (3), encerrar a mostra. Como reação, os cartunistas denunciaram que estavam sendo censurados. Ainda na terça, lançaram um manifesto assinado por mais de 50 entidades em que afirmam que a decisão “remete para um tenebroso momento da história da humanidade”.
Na manifestação desta quinta, cópias dos desenhos foram expostas com a palavra “censurado” escrito sobre elas. Manifestantes também confeccionaram faixas e cartazes denunciando a censura.
As informações são do site Sul21.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!