O presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, Everton Gimenis, irá defender o Banrisul público nesta quinta-feira (7), a partir das 14h, na Tribuna Popular no Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa do RS. O requerimento da entidade foi aprovado pela Mesa Diretora na tarde desta terça-feira (5). Gimenis terá direito a falar por 10 minutos.
A Tribuna Popular possibilita uma manifestação pública a cada primeira quinta-feira do mês. “Será uma honra ocupar o espaço mais importante do parlamento gaúcho para fortalecer a defesa do Banrisul público. Convido os banrisulenses que puderem a estarem nas galerias para fortalecermos a defesa do banco”, afirmou Gimenis.
A manifestação de Gimenis será transmitida ao vivo na página oficial do SindBancários no Facebook.
Desde 10 de setembro, o Banrisul passou a correr um risco aumentado de privatização. Nessa data, o deputado estadual Sergio Turra (PP) apresentou a PEC 280/2019, que exclui da Constituição do Estado a obrigatoriedade de plebiscito para a venda do Banrisul, Corsan e Procergs. Atualmente, a PEC 280/2019 tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde aguarda parecer do deputado Elizandro Sabino (PTB) e, se aprovada, para depois ir à votação em dois turnos em plenário.
O presidente da CCJ, deputado Eduardo Brum (MDB), já declarou voto contrário e alegou vício de origem. A PEC seria inconstitucional, na visão dele, por ter sido um projeto apresentado por um deputado estadual e não pelo Poder Executivo. O governo do Estado é dono de cerca de metade das ações ordinárias do Banrisul.
As informações são do site da CUT – RS.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!