Há livros que vêm na hora mais oportuna. Em um ano marcado por desastres ambientais graves no país – como as manchas de óleo em praias nordestinas, as queimadas na Amazônia ou o rompimento da barragem de Brumadinho, além dos 160 projetos de megamineração e a ameaça à legislação de proteção ambiental no nosso estado –, a APCEF/RS lança uma obra que conta a história de José Lutzenberger, o ecologista gaúcho que foi um dos pioneiros em pautar a preservação da natureza como um dever da humanidade.
“Lutz: A história da vida de José Lutzenberger, o grande ambientalista do Brasil – Die Lebensgeschichte von José Lutzenberger, des grossen Umwetschützers Brasiliens” é um romance histórico produzido por 14 alunas e alunos de uma oficina de escrita criativa oferecida pela Associação, iniciada há um ano. Com orientação do renomado escritor Alcy Cheuiche, o livro narra com recursos literários a biografia do ecologista.
A obra – que é bilíngue, em português e alemão, idiomas nos quais se expressava Lutzenberger – será lançada no dia 14 de novembro (uma quinta-feira), na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre. Às 16h30min, no Auditório Barbosa Lessa, ocorre o painel com o debate sobre o livro, com a presença do ex-governador Olívio Dutra, das filhas Lilly e Lara Lutzenberger e do presidente da APCEF/RS, Marcello Carrión, além de Alcy Cheuiche. Às 17h30min acontece a sessão de autógrafos, no Memorial do Rio Grande do Sul. A Feira, neste ano, vai de 1º a 17 de novembro na Praça da Alfândega, no Centro Histórico da Capital.
As informações são do site da Apcef.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!