Com o avanço no número de mortes e pessoas infectadas, atingido marcas surpreendentes na última semana, o Brasil já soma cinco estados à beira do colapso por conta do coronavírus. Na última quinta-feira (21), o país registrou 1.188 óbitos em apenas 24 horas, ultrapassando 22 mil mortes pela doença desde o início da pandemia. Número fez com que o Brasil saltasse para o segundo lugar no ranking mundial dos países mais afetados pela pandemia, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Levantamento feito pelo jornal O Estado de São Paulo mostra que os estados onde a doença mais avança, mas que governadores fazem o possível para evitar o colapso, são: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Pará e Amazonas. A região metropolitana de São Paulo, por exemplo, já tem 13 hospitais lotados e que não recebem mais pacientes. A taxa de ocupação dos leitos em UTIs está em torno de 91%. O avanço de casos no interior também tem preocupado as autoridades de saúde, já que 500 dos 645 municípios do Estado registraram casos de Covid-19.
No Amazonas, segundo a Secretaria de Estado de Saúde, a taxa de ocupação da UTI é de 87%. O governo do estado, no entanto, tem apostado no aumentou de leitos e respiradores: são 1.138 para Covid-19 na rede estadual, sendo 816 leitos clínicos, 243 de Unidade de Terapia Intensiva e 79 de Sala Vermelha. Outro exemplo de estado que se aproxima do colapso é o Rio de Janeiro. Cinco hospitais de campanha prometidos pelo governador Wilson Witzel (PSC) estão atrasados. O Maracanã foi inaugurado, mas funciona com problemas.
A íntegra das informações está disponível no site da revista Fórum.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!