Pela primeira vez desde que foi criada, a Feira do Livro de Porto Alegre não irá se espalhar pela Praça da Alfândega. Diante da pandemia do novo coronavírus, em 2020, o tradicional evento da Capital será realizado em formato online, com transmissões ao vivo das palestras, com mesas de autores virando salas virtuais e com as bancas de livros transformando-se e-commerces. “Os cancelamentos marcaram o meio literário neste ano, mas resolvemos enfrentar e não cancelar o evento. Decidimos criar um novo formato e fazer com que a Feira pudesse acontecer nele”, explica o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), Isatir Bottin Filho.
Todas as atividades da edição deste ano, que tem o tema ‘Janelas abertas para a praça’ e ocorre de 30 de outubro a 15 de novembro, estarão concentradas em uma mesma plataforma: o site da Feira do Livro, que estará no ar a partir desta terça-feira (28). Nos dias 13, 20 e 27 de outubro, antes da abertura virtual do evento, irá ocorrer uma espécie de aquecimento para a Feira, com a transmissão de palestras, que funcionarão como eventos introdutórios. Para possibilitar a transmissão online da programação, a Feira firmou uma parceria com a Fábrica do Futuro, que irá funcionar como QG do evento. “Eles têm uma tecnologia muito diferenciada para fazer as transmissões, então será o nosso QG da parte técnica e sempre teremos alguém da técnica e coordenadores culturais lá”, explica o presidente da CRL.
Durante o evento, a plataforma terá também uma vitrine virtual de livros, que direcionará para o e-commerce de cada editora e livraria. “Nesse modelo novo, cada banca que costumava ficar na Praça é um site”, explica o integrante da comissão organizadora da edição deste ano, Tito Montenegro, que também é editor da Arquipélago. No caso de associados da Feira que não tinham um site, a CRL firmou uma parceria com uma empresa que criou os e-commerces a preço de custo, para que todos estivessem aptos a realizar vendas online.
Outra parceria foi feita a fim de viabilizar uma consultoria para aqueles pouco ambientados ao universo das redes sociais. “Nem todos associados tinham redes sociais, por exemplo, ou estavam conectados com as novas ferramentas da internet. Então, fechamos uma parceria com o Sebrae, que passou a oferecer, por um preço muito mais abaixo que o do mercado, essa consultoria para os associados. Ela vai além de ser uma consultoria apenas de gerenciamento de crise, ela está fortemente voltada para as redes sociais”, explica Bottin Filho. Desde junho, o Sebrae atua na capacitação dos associados, promovendo palestras e encontros online, auxiliando caso a caso cada editora ou livraria.
Segundo Montenegro, além de viabilizar a venda online durante a Feira, a parceria também é uma maneira de auxiliar muitos associados da CRL a se modernizarem e capacitá-los para o meio digital. “Esse novo formato é um desafio muito grande para os livreiros e editores, principalmente para os mais tradicionais, que estão acostumados a ter 100% seu negócio de forma analógica. Acredito que é função da Câmara colaborar e incentivar a modernização dos associados, porque não é só colocar um site na internet, é pensar no público, alcançar o público. O público está muito nas redes sociais, então, precisamos colocar a feira do livro nesse universo. Vamos trazer ela para o século 21”, afirma. Ele ressalta que a vontade da comissão da Feira é que, nas próximas edições, o formato online complemente o físico. “É possível que em 2021 a gente tenha bem mais presença digital na feira”.
A íntegra das informações está disponível no site Sul21.
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