O prazo para pedir a isenção da taxa de inscrição no Enem 2021 e para justificar ausência na edição anterior começa nesta segunda-feira (17) e segue até o dia 28 de maio. Ambos os procedimentos devem ser realizados por meio da Página do Participante.
Quem pode solicitar?
Para solicitar a isenção é necessário atender a um dos seguintes requisitos, de acordo com o Ministério da Educação:
– estar cursando a última série do ensino médio no ano de 2021, em escola da rede pública;
– ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou ser bolsista integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
– declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Como solicitar?
Ao pedir o benefício por meio da Página do Participante, é necessário também apresentar alguns documentos: RG do participante e dos familiares; cópia do cartão com o NIS, onde se encontra a inscrição no CadÚnico; comprovante de realização de todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular com bolsa integral. Aqueles que conseguiram isenção na edição anterior, mas não compareceram nos locais de prova em nenhum dia, devem justificar a ausência para poder solicitar a isenção do Enem 2021. Para isso, é necessário informar CPF, data de nascimento e o motivo da ausência.
Entre os motivos considerados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para não comparecer ao exame estão: emergências médicas, comparecimento ao trabalho, morte na família, maternidade ou paternidade, vítima de acidente de trânsito, entre outras. Os participantes devem apresentar todos os documentos comprobatórios de cada situação.
A íntegra das informações está disponível no site Brasil de Fato.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!