O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disse nesta terça-feira (18) que precisa de recursos ainda em 2021 para viabilizar o Censo Demográfico de 2022. O comunicado foi feito depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na sexta-feira (14), em colegiado, que o governo precisa tomar providências para realizar o levantamento em 2022. O plenário virtual analisou a decisão do ministro Marco Aurélio, relator do caso, que em 28 de abril determinou que a União tomasse as providências necessárias para realizar ainda em 2021.
O Censo é realizado a cada 10 anos, considerada a maior consulta para criar uma base de dados sobre as condições socioeconômica das famílias do país. O instituto visita todos os 5.570 municípios brasileiros.
Em nota, o IBGE disse que prepara um plano para o cumprimento da decisão judicial. “O projeto descreverá as demandas de recursos a serem repassados ao instituto ainda este ano, para que o Censo ocorra no ano que vem –por enquanto, sem data definida”, afirmou. De acordo com o texto, a prioridade é fechar a proposta para que seja urgente a recomposição do orçamento para conclusão de etapas preparatórias “essenciais ao longo de 2021”.
As áreas técnicas ainda vão definir as melhores condições e o período adequado para realização da pesquisa. A decisão de não realizar o Censo foi tomada depois de cortes dos recursos previstos no Orçamento da União, quando o Congresso reduziu o valor previsto para a pesquisa de R$ 2 bilhões para R$ 71 milhões.
As informações são do site Poder360.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!