Durante a pandemia, a violência contra as mulheres aumentou no país. De acordo levantamento do Datafolha encomendado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência no último ano no Brasil. Ou seja, cerca de 17 milhões de mulheres (24,4%) sofreram violência física, psicológica ou sexual no último ano.
Esse aumento também é verificado nos números de atendimento da Defensoria Pública do RS. Dados do relatório anual da entidade apontam que de outubro de 2020 a setembro deste ano, o número de peticionamentos envolvendo violência doméstica aumentou 257%, quando comparado com o período do relatório anterior.
No total, foram 25 mil peticionamentos na área. A violência doméstica também foi o sétimo assunto mais frequente dos atendimentos, sendo responsável por 17 mil registros, contra 10 mil do período anterior – um aumento de 70%.
Conforme aponta a dirigente do Núcleo de Defesa da Mulher (NUDEM), defensora pública Tatiana Kosby Boeira, as pessoas estão denunciando mais os casos de violência doméstica e as mulheres estão procurando mais as autoridades para reivindicarem seus direitos e buscarem auxílio nessa área. No entanto, existem também outras razões para o incremento nos números de peticionamentos e atendimentos envolvendo violência doméstica.
A íntegra das informações está disponível no site Brasil de Fato.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!