Em uma data emblemática, 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos -, a partir das 19h, será lançado “Paz nas Prisões Guerra nas Ruas”, no Centro Municipal de Cultura, em Porto Alegre. O livro é um raio-x detalhado dos gargalos e desafios da segurança pública e do sistema prisional no Rio Grande do Sul. Com 264 páginas, o título é assinado por Renato Dornelles e Tatiana Sager e leva o selo da Falange Produções – editora criada pela dupla de jornalistas.
A publicação é uma grande reportagem, resultado de 13 anos de trabalho. Além de dados oficiais, apresenta entrevistas exclusivas com autoridades, detentos, menores infratores, ex-apenados e mães de presidiários, detalhando os principais episódios que marcaram o avanço das estatísticas da violência em solo gaúcho. Se com o documentário Central – o poder das facções no maior presídio do Brasil, a dupla trouxe à tona os problemas gerados pelo encarceramento em massa dentro e fora das cadeias, “Paz nas Prisões Guerra nas Ruas” apresenta a relação direta entre a o domínio dos presídios pelas facções e a criminalidade nas ruas.
Dornelles é o autor de um sucesso literário que se tornou um marco do gênero, Falange Gaúcha, que mapeou o crime organizado no estado e foi lançado em 2008. “A ideia de um novo livro surgiu juntamente com a finalização do primeiro, Falange Gaúcha. Já naquela época, entre 2006 e 2008, eu percebia mudanças no sistema prisional e criminalidade nas ruas. Quando comecei a trabalhar com a Tatiana Sager, no curta-metragem O Poder Entre as Grades, e por saber que ela sempre teve grande interesse no assunto, idealizei um livro escrito a quatro mãos. O projeto foi consolidado com as produções do longa-metragem Central e da série de TV Retratos do Cárcere”, conta o autor.
A integra das informações está disponível no site Brasil de Fato.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!