Faleceu, às 6h da manhã desta sexta-feira (20), a ex-primeira dama do Rio Grande do Sul, dona Judite Dutra. Esposa do ex-governador gaúcho Olívio Dutra, a professora estava internada na UTI do Instituto de Cardiologia, há dez dias tratando de complicações da diabetes.
Judite da Rocha Dutra tinha 78 anos, nasceu em Rolador, na região das Missões, em 12 de novembro de 1943. Desde menina morou em São Luís Gonzaga, onde estudou, se formou professora, namorou e casou com o bancário Olívio Dutra há 54 anos. Era professora aposentada, militante do CPERS/sindicato e foi filiada e militante ativa do Partido dos Trabalhadores desde sua fundação.
Quando primeira dama de Porto Alegre, foi presidenta do Movimento Assistencial de Porto Alegre e reorganizou os prédios municipais que rendiam aluguéis. Com esta renda mensal, equipou o Albergue Municipal Inga Brita para crianças e adolescentes, mantendo no albergue equipe de funcionários pagos pela entidade. Manteve e ampliou o projeto “Altos do Mercado”, que servia centenas de refeições para jovens e crianças que perambulavam pelo Centro da capital dos gaúchos. Também estruturou o convênio entre a prefeitura e o TRE-RS para a primeira eleição municipal no Brasil do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA).
O velório será neste sábado (21), a partir das 8h30, no Crematório Angelus (Rua Medianeira, 320, Porto Alegre). A cerimônia de despedida e cremação ocorre às 11h.
Judite deixa dois filhos, Espártaco e Laura, e dois netos, Lorenzo e Benício.
As informações são do site Brasil de Fato.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!