Em exibição até o dia 12 de dezembro no Ministério Público Federal (MPF), em Porto Alegre, a exposição “Lanceiros Negros: Uma história de luta contada pela arte” propõe uma reflexão sobre o conflito que vitimou mais de cem soldados negros durante a Guerra dos Farrapos. Idealizada por Márcio Pimenta, fotógrafo baiano radicado na capital gaúcha, a mostra traz 19 imagens de personalidades negras que vivem no Rio Grande do Sul para lembrar a força e a coragem dos escravizados que lutaram durante a mais longa guerra civil da história do Brasil.
“Queria homem, mulher, transgênero, novo, velho, do esporte, da política, anônimos, para não virar uma coisa de celebridades representando os lanceiros negros. Não, não se trata disso, por isso fiz questão de incluir anônimos”, disse Pimenta. Entre os nomes gaúchos convidados pelo fotógrafo para posar nos retratos estão: o procurador regional da República, Ângelo Ilha da Silva; a ginasta Daiane dos Santos; a primeira mulher a presidir o Tribunal de Justiça do Estado, Iris Helena Medeiros; o historiador e vereador de Porto Alegre Matheus Gomes e o senador Paulo Paim.
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Não há cobrança de ingresso. O Ministério Público Federal (MPF) fica na Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, nº 800, no bairro Praia de Belas.
A íntegra das informações está disponível no site Brasil de Fato.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!