Sindicatos preparam uma mobilização em defesa da água pública, na manhã desta quinta-feira (8), em Porto Alegre. Trabalhadoras, trabalhadores, movimentos sociais e entidades representativas da sociedade gaúcha reúnem-se, às 10h, no Largo Glênio Peres, para demostrar a insatisfação com os projetos de privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).
O governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), que assumiu após a renúncia do agora reeleito Eduardo Leite (PSDB), marcou o leilão de venda da Corsan para o próximo dia 20 de dezembro. Já o prefeito bolsonarista de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), assinou, na quarta-feira (30), a criação de um grupo de trabalho para definir o modelo de privatização do Dmae.
Uma das entidades que estão puxando a manifestação, o Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras das Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgoto do RS (Sindiágua-RS) tem se mobilizado contra a venda da Corsan durante o ano. A outra entidade é o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), que traz a luta municipal de defesa da água.
A íntegra das informações está disponível no site Brasil de Fato.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!