O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) emitiu um comunicado de risco, nesta terça-feira (27), sobre o aumento do número de casos notificados de dengue no Rio Grande do Sul. Segundo o órgão, as contaminações estão acima do esperado para a época do ano em que se inicia período de maior incidência da doença.
A especialista em saúde do Cevs, Roberta Vanacôr Lenhardt, informa que, nas últimas semanas, foi observado um aumento de casos notificados que supera em 11,4 vezes a média móvel, se comparado com o número de casos da série histórica. Desde o começo de 2022, o Rio Grande do Sul notificou cerca de 99 mil casos suspeitos e confirmou cerca de 67 mil casos de dengue e 66 óbitos pela doença. O mosquito Aedes aegypti está presente em 91% das cidades gaúchas, totalizando 453 municípios infestados.
A nota tem por objetivo alertar os gestores municipais a intensificarem as ações de vigilância e controle do mosquito Aedes aegypti, aos profissionais de saúde quanto ao diagnóstico e atendimento em tempo oportuno da doença e à população em geral quanto aos cuidados preventivos e medidas individuais de proteção.
A íntegra das informações está disponível no site Brasil de Fato.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!